Quais são os aspectos essenciais da minha própria percepção neste exato momento?

Alguns dos aspectos do Mapa Integral referem-se a realidades subjetivas que existem dentro de você, outras a realidades objetivas que existem no mundo exterior e outras ainda a realidades coletivas ou comunitárias compartilhadas com os outros. Vamos começar pelos estados de consciência, que se referem a realidades subjetivas.

Estados de consciência

Todos nós estamos familiarizados com os principais estados de consciência, que são os de vigília, de sonho e de sono profundo. Neste exato momento, sua consciência se encontra no estado de vigília (ou, se estiver cansado, talvez em um estado de devaneio). Existem todos os tipos de diferentes estados de consciência, incluindo estados meditativos ( induzidos pelo yoga, pela oração contemplativa, pela meditação, etc), estados alterados de consciência (como os induzidos por drogas) e uma grande variedade de experiências de pico, muitas das quais podem ser desencadeadas por experiências intensas como as de fazer amor, andar na natureza ou ouvir uma boa música.

As grandes tradições de sabedoria (como o misticismo Cristão, o Hinduísmo Vedanta, o Budismo Vajrayana e a Cabala Judaica) sustentam que os três estados naturais  da consciência – vigília, sonho e sono profundo e sem formas – contêm um tesouro sem dono  de sabedoria e despertar espirituais…é só sabermos usá-lo corretamente. Em geral, consideramos o estado de sonho como sendo mesmos real, mas e se você conseguisse entrar nele em estado de vigília? E também em sono profundo? Será que você descobriria algo extraordinário nesses estados despertos?

Num sentido muito especial, que vamos explorar mais adiante, os três principais estados naturais de vigília, sonho e soo profundo poderiam conter todo o espectro de iluminação espiritual. Você provavelmente já ouviu para em, satori, não ouviu? Esse é um termo zen que designa uma experiência profunda de despertar espiritual, que pelo que se diz, contém os supremos segredos – ou segredo – do próprio universo.

Mas num nível muito mais simples e mundano, todo mundo conhece por experiência própria esses diversos estados de consciência, e esses estados costumam propiciar motivação, sentido e impulsos profundos tanto a você mesmo como a outras pessoas.

Pense na muitas experiências “aha!”, de brilhantes inspirações criativas : e se fôssemos capazes de acessar essa fonte sempre que tivéssemos um problema sério para resolver? Em qualquer situação específica, os estados de consciência podem não constituir um fator de grande importância, ou podem ser o fator determinante, mas nenhuma abordagem integral pode se dar ao luxo de ignorar-los. Sempre que estiver fazendo uso do Sistema Operacional Integral, você será automaticamente impelido a chegar para ver se está tocando as bases com essas importante realidades subjetivas. Esse é um exemplo de como um mapa – neste caso o SOI ou Mapa Integral – pode ajudá-lo a ver um território cuja existência você pode nem ter suspeitado, e também fornecer os recursos para percebe-lo.

Fonte.: Ken Wilber – A Visão Integral