Saúde em alta velocidade

Saúde em alta velocidade

Israel se tornou um verdadeiro polo de inovação, tecnologia e startups de bem-estar

Israel é considerado um centro global de pesquisa em bem-estar, graças às oportunidades únicas disponíveis no país. Com excelentes instituições acadêmicas, fortes redes de contato, opções de financiamento e apoio, além de uma abundância de talentos, Israel pode ser o ambiente ideal para lançar uma nova empresa.

E com as startups israelenses sendo reconhecidas mundialmente pela qualidade de suas soluções, não apenas estão propagando talentos locais, mas também atraindo profissionais de todo o mundo.

GWI Welltech Image 2

Mesmo durante a pandemia, a indústria de tecnologia de Israel teve um ano recorde, atraindo mais de US$ 24 bilhões em capital. Se você quiser saber qual será a próxima inovação em bem-estar, o Welltech Ventures, primeiro e principal fundo de Israel focado exclusivamente em investimentos no setor de bem-estar, pode ser um bom lugar para começar.

O fundo de investimento, sediado em Tel Aviv, faz parceria com empreendedores que estão construindo empresas transformadoras, capazes de impactar a saúde e o bem-estar. Duas startups inovadoras em seu portfólio são a premiada Amai Proteins e a Alike Health. Seus CEOs explicam por que Israel é o lugar certo para desenvolver suas empresas.

Eles mencionam a qualidade das oportunidades acadêmicas do país. Ilan Samish, CEO da Amai Proteins, não possui um diploma convencional de bacharelado. Em vez disso, frequentou um programa especial na Universidade de Tel Aviv, aberto a apenas 15 estudantes por ano (entre cerca de 10 mil candidatos, segundo ele), no qual “você pode estudar o que quiser” e ir direto para o mestrado. Isso lhe deu uma formação multidisciplinar e resultou em uma carreira acadêmica de 18 anos, lecionando temas como genética, bioquímica, algoritmos em biologia computacional, inteligência artificial e aprendizado de máquina.

Quando Samish decidiu abrir sua própria empresa, a Amai Proteins, a mudança surpreendeu amigos e familiares, mas para ele foi o próximo passo lógico como alguém ambicioso e com experiência em gestão de projetos.

Amai Proteins é uma empresa de tecnologia alimentar que desenvolveu um adoçante feito de proteínas projetadas por computador. Baseado em uma proteína encontrada na natureza, a monelina, presente na serendipity berry, o adoçante proteico da Amai é milhares de vezes mais doce que a sacarose em peso, podendo ser usado como alternativa ao açúcar. A empresa quer causar um impacto global e ajudar a frear o avanço do diabetes tipo 2, melhorando a saúde de quem já sofre com a doença.

Existem proteínas em organismos que sobrevivem em ambientes extremos, como altas temperaturas ou alta acidez, e que possuem propriedades úteis para os humanos. Por exemplo, detergentes bioativos utilizam enzimas que quebram alimentos, semelhantes às do nosso sistema digestivo, para remover gordura e óleo das roupas. Essa capacidade de sobreviver em ambientes extremos significa que elas suportam lavagens a altas temperaturas e armários úmidos.

Da mesma forma, as proteínas da Amai são projetadas para entregar a doçura da monelina no nosso sistema digestivo, que é altamente ácido.

“Eu literalmente não conseguia dormir à noite”, diz Samish sobre sua descoberta, “porque pensei que esse método era incrível.”

Ele afirma que sua educação multidisciplinar foi fundamental para desenvolver essa proteína.

Outra história de sucesso do Welltech Ventures é a Alike Health, uma plataforma digital que utiliza inteligência artificial, crowdsourcing e big data para permitir que pessoas conversem sobre diagnósticos, doenças crônicas e soluções para questões médicas.

Amnon Barlev, CEO da Alike, junto com os cofundadores Varda Shalev e Ohad Zadok, desenvolveu o app como alternativa para quem sai “correndo para a internet em busca de mais informações” quando está doente. “Há toneladas de dados por aí, mas nem sempre os dados de que você precisa ou que vão te ajudar”, diz ele.

A Covid-19 destacou como uma mesma doença pode afetar pessoas de maneiras diferentes. Duas pessoas aparentemente saudáveis podem ter resultados muito distintos por conta de comorbidades ocultas, alimentação, exercícios ou mudanças de estilo de vida.

Mas existem pessoas muito parecidas com você que “provavelmente passaram pela mesma jornada”, diz Barlev. “E não se trata apenas de buscar fatos duros. Também é apoio mental. Queremos permitir que as pessoas aprendam com quem já trilhou o mesmo caminho.”

Pessoas com condições como diabetes ou doença de Crohn podem se sentir isoladas se não tiverem com quem conversar sobre sua situação. O app conecta essas pessoas, para que se sintam menos sozinhas em sua jornada de tratamento.

GWI Welltech Image 1

“Eu acho que o que estamos tentando fazer é melhorar a qualidade de vida das pessoas”, afirma Barlev, acrescentando que 35% dos usuários diários geram conteúdo, seja escrevendo posts ou respondendo perguntas. “Isso é muito, muito alto”, diz ele, comparado às taxas de engajamento de outros apps, nos quais a maioria apenas rola a tela, curte ou lê.

Barlev acredita que o sucesso da Alike, e de startups como a sua, está na cultura israelense. “Está no DNA do povo”, diz ele. Seu avô foi um migrante que fugiu da perseguição, chegando a um país com “poucos recursos”. Os israelenses tiveram que ser autossuficientes e “espertos para encontrar coisas que te deem vantagem”, explica. “Essa é a beleza deste lugar. As pessoas podem sonhar e, assim como nossos ancestrais, fazer acontecer.”

O sucesso da Amai Proteins e da Alike Health mostra o que pode acontecer quando se combina educação, pesquisa, financiamento e espírito empreendedor para resolver problemas globais.

Fonte: Apresentado pelo Global Wellness Institute / BBC StoryWorks

Amai Proteins: https://amaiproteins.com/

Reflexão:

Para os povos xamânicos, o adoecer começa quando nos desconectamos da Terra. As soluções de cura vêm do estudo atento das plantas, fungos, minerais, animais e dos próprios ciclos lunares e solares. Tudo possui vida, tudo possui medicina. Não há inovação fora da natureza, pois nós somos natureza.

Nesse sentido, a Amai Proteins representa a fusão de tecnologia e xamanismo: escutar a planta (no caso, a serendipity berry) e, com tecnologia de ponta, amplificar seu potencial para a humanidade – desde que seja feito com respeito, reciprocidade e regeneração.

O texto também aborda a Alike Health, plataforma que conecta pessoas com condições de saúde semelhantes, promovendo apoio mútuo e reduzindo isolamento. Isso nos lembra um princípio espiritual e xamânico:

“A cura não é individual, é coletiva.”