Dentre todas as terapias, a massagem é a mais elementar e a mais antiga. Sua História e evolução remontam as mais afastadas épocas da vida humana sobre a terra.

A primeira massagem, realizada pelo homem, aconteceu quando este, instintivamente, esfregou sua pele para aliviar a dor de um traumatismo qualquer. Desde as mais remotas civilizações temos escritos que falam sobre a massagem.

Os gregos e os romanos foram, sem dúvida, grandes conhecedores e praticantes da massagem, e a indicavam nos esportes e nos tratamentos das doenças.

No Ocidente, durante longo período, desde a Idade Média até final do século XIX, a massagem esteve esquecida e obscura, tendo sido praticada somente por curiosos e leigos, não merecia a atenção dos médicos que nela não reconheciam valor terapêutico.

Foi o Dr. Henry Pahr Ling, no final do século passado, que reintroduziu a massagem como recurso terapêutico nos meios médicos de todo o mundo.

Atualmente o reconhecimento de que a massagem possui grandes virtudes terapêuticas possibilitou a ampliação de seu ensino e criou novos departamentos em todos os hospitais modernos.

Definição: Massagem é a linguagem do tato. Podemos defini-la como sendo um conjunto de toques exercidos sobre o corpo com fins terapêuticos, desportivos, estéticos, emocionais, lúdicos ou sexuais.

Efeitos da Massagem: Agindo sobre a pele e órgãos profundos, a massagem tem dois tipos principais de efeitos: um efeito indireto, psicológico, fisiológico, de repercussão geral; e um efeito direto, muscular, mecânico, de repercussão local.

Efeitos Fisiológicos da Massagem: Efeitos sobre a pele: a massagem age sobre a pele removendo sua camada epitelial superficial, desobstruindo os folículos, sobre a circulação cutânea, e, além de aumentar a temperatura local, tem ainda uma ação calmante, pois atua sobre os filetes sensitivos, diminuindo sua hiperexcitabilidade. A massagem torna a pele mais fina e elástica.

Efeitos sobre o tecido celular subcutâneo: este tecido ocupa o espaço entre a pele e os músculos e é muito rico em vasos linfáticos.O que determina a espessura do tecido celular subcutâneo é a maior ou menor quantidade de gordura. A massagem desse tecido tem a probabilidade de aumentar a absorção e a eliminação de gorduras. Isto somente é possível com a massagem de pinçamento que reduz a gordura a pequeníssimos glóbulos e provavelmente absorvíveis.

Efeitos sobre o tecido adiposo (gordura): É prática comum o uso da massagem para emagrecimento. Entretanto, é importante ressaltar que a massagem só pode emagrecer indiretamente, aumentando a diurese, a sudorese, aumentando o metabolismo e reduzindo a gordura a glóbulos extremamente pequenos que provavelmente possam ser absorvidos e eliminados.

Efeitos sobre os músculos: Uma massagem vigorosa não dá lugar a formação de Ácido Lático e consequentemente acidosa e evitando a fadiga muscular; desfaz a Aderência Fibrosa das fibras musculares, aumentando indiretamente a força muscular, pois estimula mecanicamente os músculos e melhora muito a circulação e consequentemente a nutrição muscular com evidente aumento da sua energia vital. É um dos fatos mais indiscutíveis da massagem o aumento do volume muscular.

Efeitos sobre a circulação (Sanguínea e Linfática): A massagem pode agir sobre a circulação de dois modos: primeiro através de um efeito mecânico que é feita no sentido centrípeto, auxilia a circulação de retorno. Segundo, determinando a contração reflexa das fibras musculares lisas das paredes dos vasos de tal modo que mantém ou restaura sua tonicidade normal. A massagem determina um notável aumento das trocas nutritivas entre a corrente sanguínea e os tecidos, melhorando deste modo seu metabolismo.

Efeitos Sobre o Sistema Nervoso: A massagem pode agir de vários modos sobre o sistema nervoso, dependendo das técnicas empregadas, da dose e da pressão aplicada.
A massagem suave é calmante e sedativa; a massagem vigorosa estimula e excita os nervos.

Não há dúvida de que a massagem exerce efeito tanto sobre o S. N. C. (Sistema Nervoso Central) como sobre as terminações nervosas sensoriais e ainda sobre os nervos motores, tendo assim um, efeito local.

Efeitos Sobre o Metabolismo: Como agente físico e mecânico que é, a massagem exerce uma certa influência sobre o metabolismo. A massagem é capaz de aumentar a eliminação de certos elementos constituintes da urina, aumentando a diurese através da massagem abdominal.