Uma Introdução à Revolucionária Abordagem Integral da Vida, de Deus, do Universo e Tudo Mais.

Nestes últimos Trinta anos, testemunhamos um fato único na história da humanidade: temos hoje acesso as todas as culturas do mundo. No passado, se você tivesse nascido, por exemplo, na China, provavelmente teria de passar toda a sua vida numa mesma cultura, muitas vezes numa mesma província, outras ainda em uma mesma casa, vivendo, amando e morrendo num mesmo pequeno quinhão de terra. Mas hoje, não apenas as pessoas se movimentam geograficamente, mas também podem estudar, e de fato estudam, praticamente todas as culturas conhecidas que existem no planeta. Na aldeia global, as culturas estão expostas umas as outras.

O próprio conhecimento é hoje global. Isto quer dizer que, também pela primeira vez, a soma total de conhecimento humano está hoje a nossa disposição – o conhecimento, a experiência, a sabedoria e a reflexão de todas as grandes civilizações humanas, pré-modernas, modernas e pós-modernas – para ser estudada por qualquer pessoa interessada.

O que aconteceria se tomássemos Integralmente tudo o que as diversas culturas nos têm a dizer a respeito  do potencial humano – sobre desenvolvimento espiritual, desenvolvimento psicológico e desenvolvimento social – e colocássemos à mesa? Se tentássemos encontrar as chaves realmente imprescindíveis ao desenvolvimento humano, com base na soma total do conhecimento humano que temos hoje a nossa disposição? E se tentássemos, com base em amplos estudos interculturais, fazer uso de todas as grandes tradições do mundo para criar um mapa completo e inclusivo, um mapa todo-abrangente ou integral, que abarcasse os melhores elementos de cada uma delas?

Parece complicado, complexo, assustador? E, em certo sentido, é tudo isso. Mas por outro lado, os resultados mostram-se surpreendentemente simples e claros. Nas últimas décadas, vem de fato ocorrendo uma ampla procura por um mapa que seja capaz de abarcar os potenciais humanos. Esse mapa leva em conta todos os sistemas e modelos conhecidos de desenvolvimento humano – desde os Xamãs e Sábios de antigamente, até as grandes descobertas atuais da ciência cognitiva – e decompõe seus principais componentes em cinco fatores simples, fatores esses que são elementos essenciais ou chaves que destravam e impulsionam a evolução humana.

Bem-vindo a Abordagem Integral

Fonte: Ken Wilber – A Visão Integral