Acredita-se que esta técnica de massagem teve início há aproximadamente 2.000 A.C. Fala-se que foi utilizada primeiramente pelos brâmanes (casta hindu) que se preocupavam em curar doenças e aliviar dores através de deslizamentos e pressões.

An-Ná é um tipo de massagem que consiste no tratamento de doenças e na preservação do equilíbrio energético do organismo. Podemos dizer que esta técnica é “preventiva e terapêutica”.

Através de nossas mãos mandamos diferentes estímulos sobre a superfície corporal, segundo as técnicas de: deslizamento, amassamento, pressão, vibração, percussão, kyokude, movimentação para que ocorra uma homeostase (equilíbrio) no organismo, e também para aliviar dores e acelerar o processo de cura.

AN = pressão: equilibra o funcionamento do organismo através da técnica de sedação.

= deslizamento: equilibra o funcionamento do organismo através da tonificação.

Segundo as antigas escritas, a técnica de AN-MÁ é considerada como técnica de equilíbrio do organismo através da tonificação e da sedação. Esta técnica tem como base o sistema cardiovascular, equilibrando órgãos e vísceras. Nesta tentativa de equilíbrio, o organismo humano procura um autocontrole das seguintes reações contra doenças ou anomalias que podem afetar a saúde: Reflexo, Auto-imunização, Substituição de tecidos, Equilíbrio metabólico, Eliminação de Toxinas, Atividades dos nervos periféricos, compensação dos órgãos debilitados.

Através dessas reações, o organismo tem a capacidade de recuperar-se normalmente das doenças, obtendo-se assim, um grande efeito benéfico sobre o funcionamento orgânico.